terça-feira, 15 de maio de 2012

Propriedades coligativas

Vou ser mais objetivo nesse post pra não ficar cansativo, porque aí vem coisa!Bem, vamos começar definindo o que são propriedades coligativas. Eu vi uma definição numa apostila que é assim:
Propriedades coligativas são propriedades que dependem única e exclusivamente da quantidade de partículas do soluto dissolvidas.
São propriedades coligativas:
  • a redução da pressão de vapor de um líquido. Ou seja, quando se mistura um líquido puro a um soluto não volátil, fazendo-o tornar-se menos volátil, e, com menor pressão de vapor;
  • a elevação da temperatura de ebulição de um líquido. A exemplo do cozimento do miojo, quando a água está a ponto de ebulição, o sal é jogado para aumentar a temperatura de ebulição e prolongar o cozimento;
  • a redução da temperatura de congelação de um líguido. O sal também é utilizado nesse processo. Se você quiser gelar algumas latinhas de refrigerante e está com pressa, coloque as latinhas numa vasilha grande, ponha o gelo e acrescente sal, em uma considerável quantidade. Depois mexa bem e você vai ver que em cerca de três minutos as latihas estarão bem geladinhas;
  • a pressão osmótica.

Bom, vamos ver agora alguns nomes estranhos, mas não se preocupe, veremos o que signfica.

Tonoscopia: quando adicionamos um soluto não volátil a um solvente, esse solvente fica com menor pressão de vapor, sendo mais difícil suas moléculas escaparem para o ar, sendo mais difícil ocorrer a evaporação. Então, temos a Tonoscopia como a diminuição da pressão máxima de vapor do líquido decorrente da adição de um soluto não volátil.
Ebulioscopia: é um fenômeno que acontece todos os dias mas não notamos. Trata-se da alteração da temperatura de ebulição de um líquido puro provocada pela adição de um soluto não volátil. É o caso do radiador dos nossos carros. Já que ele é preenchido de água para não esquentar o motor, e o mesmo está sempre esquentando, por que a água do radiador não ferve? É simples: é adicionado um tipo de álcool não volátil, para que a temperatura de ebulição da água se eleve e a mesma não ferva com facilidade.
 Crioscopia: é a redução da temperatura de solidificação de um líquido puro causada pela adição de um soluto não volátil. Os icebergs são feitos de água doce, sabia? É porque quando uma solução congela, é o solvente que se solidifica. Bem, como eu já havia dito anteriormente, o exemplo das latinhas de refri é bem interessante.


Osmose: é o transporte de solvente da solução menos concentrada (hipotônica) para a mais concentrada (hipertônica) a fim de que as duas soluções fiquem com a mesma concentração (isotônica). Sabe por que o peixe de água doce não sobrevive em água salgada? É porque ele perderá água até morrer, por ocasião do fenômeno osmose.

Pressão osmótica: pressão externa suficiente para evitar a diluição de uma solução concentrada que esteja em contato com uma solução concentrada que esteja em contato com uma solução diluída através de uma membrana semipermeável.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Relações químicas

Antes de estabelecer essa tabela, preciso deixar uma coisinha clara, uma relação entre pressão de vapor e volatilidade, mas antes deixe-me falar o que é pressão de vapor:


Bem, pressão de vapor é a pressão exercida pelo vapor do líquido, em seu recipiente. Imagine uma panela de pressão.. Por que ela cozinha mais rápido os alimentos? É simples: o líquido contido pela panela (no caso a água) chega à sua temperatura de ebulição, mas seu vapor não pode ser liberado. Então as moléculas que estão agitadas para sair do recipiente, ficam contidas ali, gerando uma certa pressão a mais (pelo fato de não serem liberadas) e consequentemente mais calor. Quando a pressão interna chega a um limite, o vapor é liberado pela válvula da panela, como na imagem aqui mostrada.


Bom, tá aí a relação entre pressão de vapor e volatilidade:
Quanto mais volátil for o líquido, maior será sua pressão de vapor.
















Para se acontecer a ebulição, precisa-se aquecer o líquido, elevando sua pressão de vapor até chegar a ser maior ou igual a pressão atmosférica. Detalhe: a pressão atmosférica é relativa à altitude. A nível do mar, a pressão atmosférica é de 1 atm, ou 760 mmHg. Quanto maior for a altitude, menor será a pressão atmosférica.



Bem, agora que os detalhes foram esclarecidos, podemos deixar as relações sem que, como dizia minha antiga professora de matemática, os alunos fiquem com "cara de ué".

Eis aqui:
1. Quanto maior for a altitude local, menor será a pressão atmosférica e menor será a temperatura de ebulição de um líquido, e vice-versa.
2. Quanto menor a temperatura de ebulição de um líquido, mais volátil ele é, e vice-versa.
3. Quanto mais volátil for um líquido, mair será sua pressão de vapor, e vice-versa.
4. Quanto maior for a pressão de vapor de um líquido, menor será a temperatura de ebulição, e vice-versa.

Ah, eu já ia me esquecendo! Sabe a naftalina? Então, ela e o iodo são os dois sólidos que conseguem atingir a sublimação, ou seja, passar do sólido para o vapor mesmo em condições ambientes. Em quase todos os sólidos a pressão de vapor é quase nula, o que não é o caso desses dois. ^^

Volatilidade de um líquido

Para entendermos o que é isso, vamos iniciar com um experimento. Primeiro pegue dois copos iguais, depois coloque água num copo e acetona no outro. Importante: nos dois copos a quantidade dos líquidos deve ser igual. Deixe os dois em temperatura ambiente, expostos. Então, o que você acha que acontece? É, a acetona evapora... Primeiro... Por que? Deixe-me explicar:
A acetona é mais volátil que a água, ou seja, sua interação intermolecular é pequena, sendo fácil as moléculas escaparem para o ar, o que chamamos de evaporação. Porém, existe um outro meio de um líquido passar do estado líquido para o estado de vapor (vaporização): a ebulição. A ebulição é a passagem do líquido para o vapor quando o líquido é aquecido até atingir a temperatura de ebulição, já a evaporação consiste no mesmo processo, mas ocorrendo a temperaturas menores que as de ebulição. A pressão atmosférica exerce uma força sobre o líquido em processo de vaporização, o que impede que o mesmo evapore de uma vez só.
Quanto maior for a pressão atmosférica sobre a superfície de um líquido, mais difícil será a sua evaporação, e vice-versa.

Introdução

Bom, esse é nosso blog sobre química, pra você, que não dorme quando a professora está falando de volatilidade, hidrocarbonetos, ou coisa assim... uhuahua
Os principais temas aqui abordados serão Volatilidade, Pressão de vapor, e mais alguns dois... fique à vontade para aproveitar esse pedacinho de sala de aula. ^^