segunda-feira, 14 de maio de 2012

Relações químicas

Antes de estabelecer essa tabela, preciso deixar uma coisinha clara, uma relação entre pressão de vapor e volatilidade, mas antes deixe-me falar o que é pressão de vapor:


Bem, pressão de vapor é a pressão exercida pelo vapor do líquido, em seu recipiente. Imagine uma panela de pressão.. Por que ela cozinha mais rápido os alimentos? É simples: o líquido contido pela panela (no caso a água) chega à sua temperatura de ebulição, mas seu vapor não pode ser liberado. Então as moléculas que estão agitadas para sair do recipiente, ficam contidas ali, gerando uma certa pressão a mais (pelo fato de não serem liberadas) e consequentemente mais calor. Quando a pressão interna chega a um limite, o vapor é liberado pela válvula da panela, como na imagem aqui mostrada.


Bom, tá aí a relação entre pressão de vapor e volatilidade:
Quanto mais volátil for o líquido, maior será sua pressão de vapor.
















Para se acontecer a ebulição, precisa-se aquecer o líquido, elevando sua pressão de vapor até chegar a ser maior ou igual a pressão atmosférica. Detalhe: a pressão atmosférica é relativa à altitude. A nível do mar, a pressão atmosférica é de 1 atm, ou 760 mmHg. Quanto maior for a altitude, menor será a pressão atmosférica.



Bem, agora que os detalhes foram esclarecidos, podemos deixar as relações sem que, como dizia minha antiga professora de matemática, os alunos fiquem com "cara de ué".

Eis aqui:
1. Quanto maior for a altitude local, menor será a pressão atmosférica e menor será a temperatura de ebulição de um líquido, e vice-versa.
2. Quanto menor a temperatura de ebulição de um líquido, mais volátil ele é, e vice-versa.
3. Quanto mais volátil for um líquido, mair será sua pressão de vapor, e vice-versa.
4. Quanto maior for a pressão de vapor de um líquido, menor será a temperatura de ebulição, e vice-versa.

Ah, eu já ia me esquecendo! Sabe a naftalina? Então, ela e o iodo são os dois sólidos que conseguem atingir a sublimação, ou seja, passar do sólido para o vapor mesmo em condições ambientes. Em quase todos os sólidos a pressão de vapor é quase nula, o que não é o caso desses dois. ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário